Sol: Energia, Estações e Climas da Terra – Voltímetro

UT-8EFAF-U1-07

Sol: energia, estações e climas da terra 

(8EFAF-U1-07)


Depois de posicionarmos o servomotor e o LEDS, é hora da programação! Acesse o TinkerCAD para realizarmos o ajuste do potenciômetro e, também, o código do voltímetro!

Para controlar o servomotor utilize o código abaixo. Ele deve ser repetido “Para sempre”

Com o auxílio do(a) professor(a), passe seu código para a StepBoard e aguarde para realizar o ajuste do potenciômetro. 

 

ATENÇÃO: Toda alteração de conexão elétrica deve ser feita com a placa desenergizada, ou seja, não deve estar conectada a uma fonte externa ou ao computador!

 

Ajuste do potenciômetro

Nesse passo será necessário conectar o fio vermelho ao VCC da placa, por esse motivo ainda não fechamos a parte inferior da caixa (caso o fio não alcance a posição, remova-o do furo e conecte-o ao VCC). 

  1. Ligue a StepBoard à fonte de alimentação e coloque o potenciômetro em seu máximo no sentido anti-horário. Essa é a indicação de zero, logo, a haste branca deve indicar esse ponto na escala.

  2. Caso o ponto da escala não esteja no zero, remova a haste e insira-a novamente no eixo, tal que esteja no zero.

  3. Em sequência, gire o potenciômetro até que chegue na posição de 5V, metade da sua escala. 

  4. Pronto! Realizamos o nosso ajuste de escala por meio de um divisor de tensão!



Ajuste do voltímetro

 

 

Desenergize a StepBoard e remova a conexão do fio vermelho do VCC. Nessa etapa, feche a tampa inferior da caixa com os 4 parafusos, conforme apresentado no manual de montagem. Lembre-se de passar o fio vermelho pelo furo especificado anteriormente!

Para o funcionamento dos LEDs, eles devem identificar os pontos em que a tensão é maior do que os valores de 2V, 4V, 6V e 8V. Utilizando uma estrutura de “se” e “senão”, identificamos os pontos de sinal analógico que correspondem a esses valores:

Realize o mesmo procedimento para os demais LEDs, posicionados em D11, D12 e D13, com respectivos valores de 400, 600 e 800 para verificação.




Por fim, após montarmos o nosso medidor de tensão e programá-lo, vamos realizar algumas operações. Para medir a tensão precisamos colocar nosso medidor em paralelo (ex: ao medir a tensão de um LED, colocamos a ponta vermelha no fio vermelho do LED e a ponta preta no fio preto do LED)



#ParaLembrar

 

Série: Componentes possuem a mesma corrente, mas tensões diferentes.

Paralelo: Componentes possuem a mesma tensão, mas correntes diferentes.

CUIDADO: Podemos medir tensões contínuas de até 10V. Se não possui acesso ao rótulo do dispositivo e não sabe qualquer outra informação sobre ele, NÃO o meça.

Existem algumas fontes de tensão no StepKit, identifique as pilhas e baterias e, com o auxílio do(a) professor(a), realize as medições desses itens. Anote tudo em seu Diário de Bordo! Seus colegas obtiveram as mesmas medições? Compare os dados obtidos verificando a média.

 

#ParaSaberMais

 

Um divisor de tensão é um circuito elétrico simples que utiliza resistores conectados em série para obter uma tensão de saída proporcional à tensão de entrada. Ele é usado para adaptar níveis de tensão, alimentar dispositivos sensíveis ou medir tensões em diferentes pontos de um circuito. O seu funcionamento pode ser descritos pelos seguintes procedimentos:

 

Dados dois resistores em série, R1 e R2, associados a uma fonte de tensão V:

  • Como estão em série, possuem a mesma corrente elétrica.
  • A resistência resultante R é dada por R = R1 + R2
  • Pela Lei de Ohm, a corrente I é dada por
  • Se o nosso divisor for correspondente a tensão em R2, utilizamos novamente a Lei de Ohm para defini-la:
  • Desse modo, a tensão obtida é dada por uma razão da tensão de entrada, correspondente a , sendo um valor menor do que a entrada.

 

Login Account

Already a Giraffe Customer?

Invaild email address.

6 or more characters, letters and numbers. Must contain at least one number.

Your information will nerver be shared with any third party.