Nossos materiais
Coleções
Atendendo à BNCC
Desenvolvemos a metodologia educacional STEP (Ser, Transformar, Educar e Pensar), que proporciona uma aprendizagem ativa para o aluno, focada nas vivências pedagógicas MAKER, a partir de problemáticas reais. Isso torna possível a robótica nas escolas por meio de uma proposta pedagógica transdisciplinar, com a introdução ativa das tecnologias e a integração entre as disciplinas. Com isso, nosso objetivo é contribuir para que os alunos, por intermédio da robótica, desenvolvam as habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e se formem cidadãos responsáveis, críticos, proativos e preocupados com o futuro da sociedade.
Impulsionando o IDEB
Para auxiliar no aumento do IDEB, é importante nos atentarmos a duas vertentes: evasão escolar e escola em período integral. A evasão escolar ocorre, muitas vezes, por conta de um conteúdo exaustivo e descontextualizado nas aulas, provocando a falta de interesse dos alunos. A robótica permite que o aluno relacione os conteúdos aprendidos em sala de aula, integrando todas as disciplinas e promovendo práticas que motivam a busca pelo conhecimento e pelo aprender, diminuindo, assim, a evasão escolar. Para que todos possam ter acesso aos projetos, há a possibilidade do modelo de escola em período integral, oferecendo o ensino de robótica no contra turno. Ofertando mais oportunidades de aprendizado e expandindo os horizontes dos alunos, aumentando seu rendimento, e, consequentemente, crescendo o indicador do IDEB.
Conhecendo o Universo Step
O Universo Step se localiza temporalmente em um futuro próximo, no qual, apesar dos enormes avanços tecnológicos, a humanidade finalmente se vê obrigada a encarar os problemas já carregados há tempos, como: a escassez de recursos básicos à vida, a falta de alimento, o uso impensado da água e a necessidade de geração de energia elétrica para tudo. Um mundo no qual se faz extremamente evidente o desenvolvimento sustentável como uma prioridade para a sobrevivência. Nessa sociedade, o avanço tecnológico, científico, comunitário e social é o caminho para a solução desses problemas, portanto, diversas estratégias são aplicadas para fomentar o desenvolvimento da ciência, do caráter e da tecnologia desde a educação básica. Os jovens são, em grande parte, engajados em desenvolver tecnologias que busquem promover soluções para a utilização dos recursos naturais e para os problemas sociais dessa comunidade futurista. Nesse contexto do Universo Step, visualiza-se a necessidade de compreender as relações entre os recursos básicos à sobrevivência e de utilizar e desenvolver as tecnologias para se resolver os problemas relacionados à necessidade e escassez desses recursos, de forma sustentável e realista.
Educação para o futuro