Luz, sombra e ação! – Projeto 2

UT-3EFAI-U1-08-P

VAMOS MONTAR UM OLHO ROBÓTICO!

 

QUANDO A LUZ FOR FORTE, O OLHO DEVE DIMINUIR O BRILHO DOS LEDS, SIMULANDO A CONTRAÇÃO DA PUPILA; SE A LUZ ESTIVER FRACA, ELE VAI AUMENTAR O BRILHO, COMO SE A PUPILA ESTIVESSE DILATANDO.



PARA ISSO, REALIZE AS SEGUINTES CONEXÕES NA STEPBOARD:

 

  • LDR: CONECTADO NO ANALOG INPUT
    • FIO AMARELO NO A0.
    • FIO PRETO NO GND.
    • FIO VERMELHO NO VCC.

 

 

O LED UTILIZADO NA ATIVIDADE SERÁ O RGB ON BOARD. IREMOS AJUSTAR A INTENSIDADE DO BRILHO DE SUAS CORES VERMELHO E AZUL DEPENDENDO DA LUMINOSIDADE INCIDENTE NO LDR.

OBSERVAÇÃO: VERIFIQUE SE A CHAVE LEDS DA PLACA ESTÁ PRESSIONADA.

HORA DE PROGRAMAR O NOSSO OLHO!

  • ABRA O S4A E CRIE UMA VARIÁVEL CHAMADA “PUPILA”

 

PRIMEIRO BLOCO DE COMANDOS:

  • COMECE A PROGRAMAÇÃO COM O BLOCO DE COMANDOS AO LADO, EM QUE TODOS OS VALORES SÃO INICIALIZADOS COM VALUE 0
  • ANALOG 9 DIZ RESPEITO À COR VERMELHA DO LED RGB DA PLACA
  • ANALOG 6 CONTROLA A COR AZUL DO RGB

 

SEGUNDO BLOCO DE COMANDOS:

  • MONTE OUTRO BLOCO DE COMANDOS QUE INICIE QUANDO A BANDEIRINHA VERDE FOR CLICADA
  • ATRIBUA À VARIÁVEL “PUPILA” O VALOR LIDO PELO SENSOR LDR, CONECTADO AO ANALOG 0
  • VERIFIQUE SE O VALOR LIDO PELO LDR É MAIOR QUE 400, INDICANDO ALTA LUMINOSIDADE:
    • EM CASO AFIRMATIVO, OS VALORES ATRIBUÍDOS ÀS CORES RGB DA PLACA – VERMELHO (ANALOG 6) E AZUL (ANALOG 9) – SERÃO AJUSTADOS PARA 55, SIMULANDO A CONTRAÇÃO DA PUPILA
    • EM CASO NEGATIVO, OU SEJA, EM QUE A LUMINOSIDADE (O VALOR LIDO E ARMAZENADO EM “PUPILA”) É MENOR QUE 400, O BRILHO SERÁ AJUSTADO PARA O VALOR MÁXIMO (255), SIMULANDO A DILATAÇÃO DA PUPILA.



SERÁ QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS CONSEGUEM FINALIZAR A PROGRAMAÇÃO DO OLHO ROBÓTICO?

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