UT-3EFAI-U1-08-P
VAMOS MONTAR UM OLHO ROBÓTICO!
QUANDO A LUZ FOR FORTE, O OLHO DEVE DIMINUIR O BRILHO DOS LEDS, SIMULANDO A CONTRAÇÃO DA PUPILA; SE A LUZ ESTIVER FRACA, ELE VAI AUMENTAR O BRILHO, COMO SE A PUPILA ESTIVESSE DILATANDO.
PARA ISSO, REALIZE AS SEGUINTES CONEXÕES NA STEPBOARD:
- LDR: CONECTADO NO ANALOG INPUT
- FIO AMARELO NO A0.
- FIO PRETO NO GND.
- FIO VERMELHO NO VCC.


O LED UTILIZADO NA ATIVIDADE SERÁ O RGB ON BOARD. IREMOS AJUSTAR A INTENSIDADE DO BRILHO DE SUAS CORES VERMELHO E AZUL DEPENDENDO DA LUMINOSIDADE INCIDENTE NO LDR.
OBSERVAÇÃO: VERIFIQUE SE A CHAVE LEDS DA PLACA ESTÁ PRESSIONADA.
HORA DE PROGRAMAR O NOSSO OLHO!
- ABRA O S4A E CRIE UMA VARIÁVEL CHAMADA “PUPILA”
PRIMEIRO BLOCO DE COMANDOS:
COMECE A PROGRAMAÇÃO COM O BLOCO DE COMANDOS AO LADO, EM QUE TODOS OS VALORES SÃO INICIALIZADOS COM VALUE 0
- ANALOG 9 DIZ RESPEITO À COR VERMELHA DO LED RGB DA PLACA
- ANALOG 6 CONTROLA A COR AZUL DO RGB
SEGUNDO BLOCO DE COMANDOS:
- MONTE OUTRO BLOCO DE COMANDOS QUE INICIE QUANDO A BANDEIRINHA VERDE FOR CLICADA
- ATRIBUA À VARIÁVEL “PUPILA” O VALOR LIDO PELO SENSOR LDR, CONECTADO AO ANALOG 0
- VERIFIQUE SE O VALOR LIDO PELO LDR É MAIOR QUE 400, INDICANDO ALTA LUMINOSIDADE:
- EM CASO AFIRMATIVO, OS VALORES ATRIBUÍDOS ÀS CORES RGB DA PLACA – VERMELHO (ANALOG 6) E AZUL (ANALOG 9) – SERÃO AJUSTADOS PARA 55, SIMULANDO A CONTRAÇÃO DA PUPILA
- EM CASO NEGATIVO, OU SEJA, EM QUE A LUMINOSIDADE (O VALOR LIDO E ARMAZENADO EM “PUPILA”) É MENOR QUE 400, O BRILHO SERÁ AJUSTADO PARA O VALOR MÁXIMO (255), SIMULANDO A DILATAÇÃO DA PUPILA.
SERÁ QUE VOCÊ E SEUS COLEGAS CONSEGUEM FINALIZAR A PROGRAMAÇÃO DO OLHO ROBÓTICO?