Doutorando em Engenharia (também pela FEG/UNESP), Mestre em Engenharia Mecânica (área de Energia) e Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Técnico em Eletrônica pelo Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – CTIG/UNESP, e licenciado em Elétrica pela Faculdade Paulista São José.
Marcelo Wendling é professor de cursos técnicos há 13 anos e universitário desde 2020, em áreas de eletrônica e automação, atuou como docente da pós-graduação da Escola SENAI “Felix Guisard”.
Atualmente é o coordenador pedagógico do curso Técnico em Eletrônica do CTIG/UNESP, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da FEG/UNESP, pesquisador associado do Centro de Inovação em Eficiência Energética – InovEE/UNESP/ELETROBRAS, professor conteudista da SAGAH Educação e consultor na empresa STEP2FUTURE.
Quando adolescente e na escola onde fazia curso técnico, Marcelo manifestava interesse em ser professor de matemática, visto experiências que teve quando criança, em que auxiliava uma prima em suas tarefas escolares. Aos poucos, seu desejo de ser professor de matemática foi substituído pelo de ensinar eletrônica, sua recentemente descoberta paixão. Desejo que acabou sendo colocado de lado, pois sua nova meta era ser Engenheiro.
Ao finalizar o curso, depois de atuar na indústria e iniciando sua faculdade de engenharia, Marcelo se deparou com uma difícil situação pessoal e, por eventualidade, uma oportunidade para atuação como docente no colégio técnico onde estudou surgiu, fazendo com que todo o desejo de lecionar emergisse novamente e, o melhor, na área de eletrônica.
Nesse momento era iniciada uma trajetória que combinava engenharia e educação. O professor em formação Marcelo atuou com afinco dentro e fora de sala de aula, sempre envolvido em projetos de extensão e pesquisa extraclasses, até concluir seu processo básico de formação e ingressar mais afundo em sua carreira de docente.
Agora, Bacharel e Licenciado em Engenharia Elétrica e Mestre em Engenharia Mecânica, com produções nas áreas de engenharia e educação, ele continua realizando suas atividades como docente, coordenador de curso e consultor na área de educação, realizando seu sonho de adolescente de ajudar a transformar, por meio de uma educação concisa e pautada numa relação de trocas sólidas de experiências entre docentes e discentes, a vida de seus alunos.