As Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas na Escola
No século XVIII o advento das máquinas a vapor e, em meados do século XIX, o avanço da eletricidade, produziram transformações significativas na sociedade da época. As chamadas primeira e segunda Revolução Industrial alteraram os meios de produção, substituindo a força de trabalho humano pela máquina, promovendo o crescimento das cidades e o êxodo rural, possibilitaram o desenvolvimento dos meios de transportes e dos meios de comunicação, abolindo distâncias e tempo.
No final do século XX a sociedade vivenciou a ocorrência da terceira Revolução Industrial, promovida a partir do desenvolvimento da internet, das novas tecnologias de informação e comunicação e do mundo digital. Atualmente, a partir do início do século XXI, estamos testemunhando os impactos de uma nova Revolução industrial, a quarta, que tem se caracterizado pela interação entre o mundo real e o digital, revolucionando o consumo e a interação de informações, que coloca o ser humano cotidianamente em contato com robôs, impressão 3D, a internet das coisas, etc.
Apesar de todo esse desenvolvimento que o mundo da inovação cientifica trouxe para o cotidiano das pessoas, na grande maioria de nossas escolas a única tecnologia disponível é ainda, infelizmente, a lousa e o giz. Mesmo aquelas que dispõem de sala de informática, poucas exploram os múltiplos recursos que essas ferramentas podem trazer para o trabalho pedagógico dos professores.
Dessa forma, sem a aprendizagem crítica oferecida pela escola, os cidadãos usam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC de forma alienada, tornando-se presas fáceis das manipulações do mundo digital.
Por isso, os professores não devem adotar a inovação em sala de aula por aderirem a um certo modismo pedagógico ou atendendo a um fetiche tecnológico sem refletir sobre sua real importância para o processo de ensino e de aprendizagem.
Na atualidade não há mais como conceber o exercício da cidadania sem o uso das TDIC, por isso é importante sim que a escola as incorpore em suas práticas, contudo há que considerar os uma proposta pedagógica muito bem fundamentados que norteiem as ações em sala de aula de maneira consciente, refletida e com objetivos educacionais muito bem definidos, sem perder de vista as contribuições desses recursos para a aprendizagem de conceitos, mas, também, não se esquecendo de preparar o estudante para não se tornar um consumista passivo da tecnologia e suas mídias.