Nos últimos anos muito se tem falado em BNCC, ou seja, Base Nacional Comum Curricular. Trata-se de um importante documento que traz mudanças significativas para a escola e estabelece novos desafios para o processo de ensino e de aprendizagem. Você sabe o que é a BNCC? Em que ela se constituiu? E por qual motivo ela foi implementada? O mundo está vivendo um acelerado processo de mudanças.
Nos últimos dez anos diferentes tecnologias surgiram revolucionando nosso modo de viver, disponibilizando a informação a todos pelo toque em um smartphone conectado à internet. Portanto, o desafio não é mais o de estar informado e sim de ser capaz de transformar as informações de que dispomos em conhecimento pertinente, ou seja, aquele que permite intervir na realidade e gerar soluções para os diferentes problemas que surgem.
Numa sociedade altamente dependente da inovação, da Ciência e da Tecnologia, o exercício da cidadania exige que sejamos capazes não só de compreender conceitos científicos, mas, principalmente, de conhecermos a natureza do conhecimento científico, sabendo como ele é construído, quais são os critérios de sua validação e como devemos agir para acessá-lo de maneira segura e confiável. Além disso, é preciso saber construir nossas opiniões a partir de fatos bem fundamentados, bem como argumentos sólidos que nos habilitem a participar de forma competente dos debates sociais e da tomada de atitudes sócio responsáveis que visam a superação das diferentes questões sociais que nos afligem.
A participação social saudável também requer que saibamos compreender o ser humano, aceitando a diversidade e a pluralidade de ideias, o contraditório sem perder nossa identidade e autonomia, tendo maior flexibilidade para lidar com o novo e com o imprevisível; para isso é urgente aprendermos a identificar e a lidar com as emoções, construindo um ambiente cooperativo, solidário, colaborativo, onde juntos possamos fazer mais e melhor para todos.
É nesse contexto de mudanças no mundo que surge a BNCC, um documento legal, normativo que determina o conjunto progressivo de aprendizagens mínimas a serem alcançadas por alunos de todo o Brasil, sejam eles das escolas públicas ou particulares, ou de qualquer nível do Sistema do Ensino Básico, ou seja (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio).